Você sabe como instalar um interruptor paralelo? Iremos ensinar como fazer a instalação de um interruptor paralelo passo a passo de forma simples, mostraremos um esquema de ligação de um interruptor paralelo, além de explicar o que é uma ligação paralela e onde pode ser usado ligação paralela, vamos lá pessoal!
Ligação paralela, o que é?
A ligação paralela é composta por duas ou mais cargas, como por exemplo os equipamentos da instalação, que possuem dois pontos em comum, fazendo com que o fluxo da corrente elétrica separe proporcionalmente para cada carga, de acordo com o valor de sua “resistência” interna. Outro exemplo de ligação paralela são as lâmpadas, quando são acionadas ao mesmo tempo, pois possuem seus dois pontos de ligação em comum.
O que é o interruptor paralelo.
O interruptor three way , também conhecido como interruptor paralelo, é usado para acionar um ponto de iluminação por dois lugares distintos, muito usado em corredores e escadas. Porém é comum as pessoas pensarem que a ligação do interruptor three way é uma ligação paralela. Sendo que na realidade, ele recebe essa definição devido a dois cabos serem ligados ao interruptor, de forma que fique um paralelo ao outro.
Onde posso usar ligação paralela?
Uma das principais características de um circuito paralelo é que a corrente e a tensão elétrica no circuito irão se comportar de maneira diferente.
No caso da tensão elétrica, será sempre a mesma para todos as cargas do circuito paralelo, ou seja, a mesma tensão entregue pela fonte. Ao contrário da tensão elétrica, a corrente será diferente em cada carga, pois será de acordo com sua “resistência” interna.
Onde é aplicado este tipo de ligação são em instalações elétricas industrial e residenciais, onde todas as tomadas e lâmpadas são ligadas em paralelo, além redes de distribuição, equipamentos elétricos e eletrônicos.
Ligação de interruptor paralelo, passo a passo.
Medidas de segurança devem ser tomadas antes de iniciar a instalação! Desligue o disjuntor do circuito no QDC, caso não exista quadro de distribuição de circuitos desligue o disjuntor direto do medidor.
Após ter feito o desligamento do disjuntor certifique-se que não tem energia circulando nos cabos que serão manuseados e que o circuito não seja ligado acidentalmente enquanto está sendo realizado a instalação.
Para fazer ligação do interruptor é preciso de:
Dois interruptores three way, também chamado de interruptor paralelo; Cabos, preferencialmente com cores distintas, para diferenciar cabos de fase, neutro, retorno os que serão ligados de forma paralela, evitando problemas durante a execução do projeto e em manutenções futuras; Guia passa fios;receptáculo; lâmpada e Fita isolante.
Esquema de ligação de lâmpadas em paralelo.
Primeiro passo: devemos ligar o fio neutro diretamente no borne que dê continuidade na parte lateral do receptáculo, recomendamos que o neutro seja ligado dessa forma para minimizar a possibilidade de sofrer um choque elétrico a uma simples troca de lâmpada.
Passo 2: ligação do cabo de fase no interruptor 1.
Terceiro passo: é ligar o cabo 1 no borne superior do interruptor 1 e a outra ponta do cabo no borne superior do interruptor 2.
Passo 3: ligação do cabo 1 nos interruptores.
Quarto passo: Faça da mesma maneira anterior, fazendo com que o cabo 1 e 2 fique paralelos, porém ligando o cabo 2 no borne inferior do interruptor 1 e a outra ponta do cabo no borne inferior do interruptor 2.
Passo 4: ligação do cabo 2 nos interruptores.
Quinto passo: basta conectar o cabo de retorno no borne central do interruptor 2 e a outra ponta do cabo no borne central do receptáculo.
Passo 5: ligação do cabo de retorno
Antes de ligar o disjuntor confira a instalação, para ver se no meio da execução não foi ligado nada errado. Após ter energizado o circuito confira se a tensão da lâmpada seja a mesma presente no receptáculo.
Finalizamos aqui este artigo e esperamos ter tirado todas as dúvidas sobre como instalar um interruptor paralelo!
Espero ter ajudado.
Comentários
Postar um comentário