Pular para o conteúdo principal

Como instalar interruptor paralelo?

 Você sabe como instalar um interruptor paralelo? Iremos ensinar como fazer a instalação de um interruptor paralelo passo a passo de forma simples, mostraremos um esquema de ligação de um interruptor paralelo, além de explicar o que é uma ligação paralela e onde pode ser usado ligação paralela, vamos lá pessoal!


Ligação paralela, o que é?

A ligação paralela é composta por duas ou mais cargas, como por exemplo os equipamentos da instalação, que possuem dois pontos em comum, fazendo com que o fluxo da corrente elétrica separe proporcionalmente para cada carga, de acordo com o valor de sua “resistência” interna. Outro exemplo de ligação paralela são as lâmpadas, quando são acionadas ao mesmo tempo, pois possuem seus dois pontos de ligação em comum.


O que é o interruptor paralelo.

O interruptor three way , também conhecido como interruptor paralelo, é usado para acionar um ponto de iluminação por dois lugares distintos, muito usado em corredores e escadas. Porém é comum as pessoas pensarem que a ligação do interruptor three way é uma ligação paralela. Sendo que na realidade, ele recebe essa definição devido a dois cabos serem ligados ao interruptor, de forma que fique um paralelo ao outro.


Onde posso usar ligação paralela?

Uma das principais características de um circuito paralelo é que a corrente e a tensão elétrica no circuito irão se comportar de maneira diferente.


No caso da tensão elétrica, será sempre a mesma para todos as cargas do circuito paralelo, ou seja, a mesma tensão entregue pela fonte. Ao contrário da tensão elétrica, a corrente será diferente em cada carga, pois será de acordo com sua “resistência” interna.


Onde é aplicado este tipo de ligação são em instalações elétricas industrial e residenciais, onde todas as tomadas e lâmpadas são ligadas em paralelo, além redes de distribuição, equipamentos elétricos e eletrônicos.

Ligação de interruptor paralelo, passo a passo.

Medidas de segurança devem ser tomadas antes de iniciar a instalação! Desligue o disjuntor do circuito no QDC, caso não exista quadro de distribuição de circuitos desligue o disjuntor direto do medidor.

Após ter feito o desligamento do disjuntor certifique-se que não tem energia circulando nos cabos que serão manuseados e que o circuito não seja ligado acidentalmente enquanto está sendo realizado a instalação.

Para fazer ligação do interruptor é preciso de:

Dois interruptores three way, também chamado de interruptor paralelo; Cabos, preferencialmente com cores distintas, para diferenciar cabos de fase, neutro, retorno os que serão ligados de forma paralela, evitando problemas durante a execução do projeto e em manutenções futuras; Guia passa fios;receptáculo; lâmpada e Fita isolante.


Esquema de ligação de lâmpadas em paralelo.

Primeiro passo: devemos ligar o fio neutro diretamente no borne que dê continuidade na parte lateral do receptáculo, recomendamos que o neutro seja ligado dessa forma para minimizar a possibilidade de sofrer um choque elétrico a uma simples troca de lâmpada.

 Passo 1: Ligação do fio cabo neutro no receptáculo.


Segundo passo é ligue o cabo de fase no borne central do interruptor 1.



Passo 2: ligação do cabo de fase no interruptor 1.


Terceiro passo: é ligar o cabo 1 no borne superior do interruptor 1 e a outra ponta do cabo no borne superior do interruptor 2.


Passo 3: ligação do cabo 1 nos interruptores.


Quarto passo: Faça da mesma maneira anterior, fazendo com que o cabo 1 e 2 fique paralelos, porém ligando o cabo 2 no borne inferior do interruptor 1 e a outra ponta do cabo no borne inferior do interruptor 2.

Passo 4: ligação do cabo 2 nos interruptores.

Quinto passo: basta conectar o cabo de retorno no borne central do interruptor 2 e a outra ponta do cabo no borne central do receptáculo.


Passo 5: ligação do cabo de retorno


Antes de ligar o disjuntor confira a instalação, para ver se no meio da execução não foi ligado nada errado. Após ter energizado o circuito confira se a tensão da lâmpada seja a mesma presente no receptáculo.


Finalizamos aqui este artigo e esperamos ter tirado todas as dúvidas sobre como instalar um interruptor paralelo!


Espero ter ajudado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plantas baixas Casas pequenas

5 Mil Projetos em PDF DWG RVT SKP+Planilhas construção civil+Bônus 16 e-books engenharia civil   As plantas de casas pequenas vêm sendo muito requisitadas, pois os custos estão cada vez maiores, e os terrenos cada vez menores. Mesmo assim, é possível aproveitar ao máximo e fazer várias coisas em uma área limitada. Para te surpreender e planejar os mínimos detalhes, veja opções de plantas de casas pequenas que vão te mostrar possibilidades organizacionais e que, com o auxílio de um profissional, vão te ajudar a fazer o projeto da casa dos seus sonhos! Veja inúmeras opções de plantas de casas que contam com diversas configurações para atender as suas necessidades e se adequar ao tamanho do seu terreno. Confira! 1. As plantas de casas pequenas são muito versáteis 2. Mesmo com pouco espaço 3. Você pode aproveitar bem 4. As plantas de casas térreas são as mais utilizadas 5. As plantas de casas pequenas podem ter 3 quartos 6. E um bom projeto garante comodidade 7. O profissional qualific...

Plantas de casas pequenas: 25 Projetos para você se surpreender

 Planejar a casa dos seus sonhos é um momento emocionante. Para começar, todo projeto requer uma planta, um desenho que mostra toda a estrutura planejada para a edificação e serve como guia para a construção. É nele que irão constar todas as informações sobre tamanho dos espaços, localização de paredes, portas e janelas, além de outras informações para a composição dos ambientes. É importante a contratação de um profissional para realizar essa etapa, mas sem deixar de lado os seus desejos. Confira a seguir diversas plantas de casas pra encontrar ideias para sua: Plantas de casas pequenas Para casas pequenas, a palavra de ordem é otimização, afinal cada cantinho é importante e pode ter uma utilidade. Confira projetos e plantas de casas pequenas, de 27m² até 150m², que aproveitam cada centímetro para a distribuição dos espaços: 1. Planta baixa residência com 50m² 2. Casa de casa simples com 70m² 3. Planta de um studio com 27m² 4. Planta casa com 2 quartos 5. Casa pequena e moderna co...

CASA EM PARATY TRAZ TETO VERDE E REFERÊNCIAS DE ARQUITETURA INDÍGENA

  Traços simples e presença de elementos naturais integram a Casa Taperá à paisagem natural Com referências de um estilo arquitetônico indígena que lhe empresta o nome, a Casa Taperá une simplicidade e sofisticação sob um impressionante telhado verde, que conecta os 3 pavimentos do projeto Localizada em Paraty, litoral do Rio de Janeiro, esta residência, assim como as casas indígenas, integra a natureza ao desenho, aproveitando ao máximo a iluminação e a ventilação naturais. O projeto de Victor B. Ortiz é separado em três níveis. O nível superior serve de entrada e abriga os espaços sociais da casa, como a sala de estar e jantar, a cozinha, a sala de café da manhã e o quarto de hóspedes. O nível médio possui três suítes, cada uma caracterizada por impressionantes janelas do chão ao teto. Enquanto o nível mais baixo é um terraço, composto por um teatro, sala de jantar ao ar livre e jardim de inverno. Os traços simples e os espaços amplos e abertos, garantem um estilo único, com a na...